O Grêmio Estudantil é a organização dos alunos da escola. Ele é formado por estudantes, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.
Além de desenvolver projetos em diversas áreas, os grupos colaboram também para a gestão das escolas, auxiliando diretores e coordenadores pedagógicos a aprimorar a gestão e o aprendizado em sala de aula.
Confira os passos que devem ser observados para a criação do Grêmio Estudantil em sua escola:
1) O grupo que pretende formar o grêmio comunica à direção da escola, divulga a proposta entre os alunos, convidando os interessados e os líderes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela Assembleia Geral.
2) A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesta reunião, decide-se o período de campanhas das chapas, a data das eleições e a aprovação do Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também são definidos os membros da Comissão Eleitoral.
3) Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão à eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
3) A Comissão Eleitoral organiza a eleição (o voto é secreto). A contagem é feita pelos líderes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
4) A cada ano, e anos o grêmio reinicia o processo eleitoral a partir do passo 3.
Glossário:
Comissão Pró-Grêmio: grupo de alunos interessados na formação do grêmio. Tem como tarefas: divulgar a ideia do grêmio na escola, elaborar o estatuto e convocar a assembleia geral. Assembleia Geral: reunião de todos os alunos da escola para discutir e aprovar alguma proposta do grêmio. É o órgão máximo de decisão do grêmio estudantil. Para garantir que a decisão da Assembleia Geral seja representativa, pelo menos 10% dos alunos matriculados na escola deverão estar presentes na reunião, do contrário, convoca-se outra
Assembleia Geral: Comissão Eleitoral: grupo formado por dois representantes de cada chapa, representantes de classes e Coordenação Pedagógica da escola. Será responsável por todo o processo eleitoral: fazer as cédulas com os nomes das chapas, providenciar a urna, contar os votos e divulgar os resultados.
REFERÊNCIAS
Comments