Sustentabilidade é a capacidade de cumprir com as necessidades do presente sem comprometer as mesma das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é composto por três pilares: econômico, ambiental e social.
O conceito de sustentabilidade começou há mais de 400 anos quando um capitão alemão transformou essa palavra em estratégia ao perceber que deveria “tratar a madeira com cuidado” para que não acabasse seus negócios e consequentemente o seu lucro.
Diversos autores conceituaram esse termo, e por isso, achamos varias definições na internet relacionadas a sustentabilidade. Todas elas seguem uma ideia principal: o desenvolvimento sustentável tem como o objetivo a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas. Simples assim: devemos explorar com cuidado, caso contrário, no futuro não teremos o que explorar. Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que significa “sustentar”, “apoiar” e “conservar”. A sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, isso quer dizer que um recurso explorado de forma sustentável poderá ser explorado também, por nossas gerações futuras.
Tripé da sustentabilidade
Um conceito muito utilizado é chamado de tripé da sustentabilidade onde o autor baseou em três fatores que precisam se integrar para que sustentabilidade se sustente: o social, o ambiental e o econômico.
Social: Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
O tripé da sustentabilidade é muito utilizado em empresas sustentáveis , porém é uma metodologia difícil de implantar, pois depende de um alto investimento , mudança de cultura e paradigmas dos donos e funcionários.
Exemplos de ações
Existem exemplos de ações para sustentabilidade individual, comunitária e global. Exemplos:
Economizar água (individual)
Implantar um sistema de esgoto na comunidade (comunitária)
Garantia de alimentação a longo prazo (global)
Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas (global)
Diminuição do consumo de energia (global)
Criação de áreas protegidas (global)
Reciclagem (individual e comunitária)
Reduzir o uso de sacolas plásticas (individual)
Quais são os principais benefícios da sustentabilidade?
As ações sustentáveis permitem que as próximas gerações possam viver em um mundo mais equilibrado, onde as empresas e a pessoas consigam evoluir sem causar tantos danos aos ecossistemas e sem prejudicar o futuro do planeta, dos nossos filhos e netos. Um fator importante para isso acontecer seria a educação ambiental, tema que tem sido falado cada vez mais nas mídias e escolas, ensinando principalmente, para os jovens, que estamos inseridos no meio ambiente, dependemos dos recursos para viver e esses recursos não são eternos. Dessa forma, práticas sustentáveis são essenciais para o futuro da humanidade.
---------------------------
REFERÊNCIAS
Comments