top of page

O positivismo, a ciência e a religião

Por Alysson Guilherme Bochi


Se até a ciência pode ser contestada por que o positivismo* não se poderia? Bom se partirmos do silogismo que positivismo é ciência, e que a ciência não é uma verdade absoluta, portanto o positivismo também não se trata de uma verdade absoluta, ele pode ser contraposto e pode ser provado que ele não está certo.

A ciência querendo ou não nos diz muito sobre nós e nos auxilia em diversos aspectos como saúde, educação, avanços tecnológicos e economia. Louco seria aquele que dissesse que aquilo que ela diz está errado (a não que comprovasse isso), porque ela prova, nos mostra que aquilo está certo ou errado, se existe ou não e se é ou não possível. Porém eu discordo no ponto positivista que diz que em locais muito religiosos não se pode alcançar o progresso. Tomemos base os EUA onde mais de 60% da população tem uma religião atuante, eles são o país mais desenvolvido do mundo, possuem as mais avançadas tecnologias e uma das melhores economias.

A religião não interfere no avanço deste país, eles conseguem ter grandes investimentos em ciência e desenvolvimento mesmo sendo muito religiosos. E é isso que defendo sempre, um equilíbrio ou comum existência entre a ciência e a religiosidade, as pessoas não necessariamente precisam abandonar a sua crença em um ser superior para que seja alcançado racionalidade e senso crítico de um indivíduo ou o progresso da sociedade. Eu por exemplo sou uma pessoa religiosa que também prega muito o avanço da ciência, faço críticas a minha religião e a ciência também, acredito que ambas podem coexistir e trabalhar juntas para uma sociedade melhor, tendo em vista que ambas produzem aspectos positivos e desenvolvem tanto o caráter do indivíduo como também o grupo ao qual ele se relaciona. Também pode colocar que a religião limita a ação da ciência na sociedade e faz com que ela possa contribuir menos para o bem da humanidade, a meu ver esses questionamentos de “até onde a ciência pode ir” não necessariamente sofrem influências religiosas visto que é de senso comum que o caráter ético de um indivíduo não é só formado na religião,

a clonagem por exemplo, uma pessoa não precisa ser religiosa para chegar a conclusão que isso não pode acontecer, pois ela pode chegar a conclusão ética que ela obteve em vivência que você clonar seres humanos não é correto. Também vejo problemas em uma sociedade onde a religião é totalmente existente, visto que ela muito importante para um indivíduo visto que ela faz que intrinsecamente os indivíduos sejam melhores ou pelo menos tentem ser e traz esperança para quem a perdeu e que existe algo além do agora, que não estamos simplesmente vivendo para um dia morremos e ponto final, para que se haja esperança para aqueles que a ciência ainda não encontrou a cura e para que haja a motivação para aqueles de quem o progresso tirou tudo.

O positivismo é positivo, porém, existe a parte negativa e para que tudo seja formado é necessário a partícula neutra, e como é representada na composição de um átomo do qual tudo é materializado, estruturado e formado temos noção de que mesmo sem a existência do questionamento jamais existirá um consenso.




Escrito pelo estudante - Alysson Guilherme Bochi





______________________

Positivismo teoria filosófica desenvolvida no século XIX, pelo filósofo Agusto Comte, esse pensamento acredita que o único caminho para se chegar a verdade, é pela ciência, desconsiderando todos os outros meios, inclusive os conceitos religiosos.



Comments


bottom of page