Em julho de 2020 aconteceu em nossa unidade escolar um evento chamado CAFÉ COM CIÊNCIAS HUMANAS, onde os alunos foram convidaddos pelos professores de Humanas a assumir de fato o protagonismo, esse evento foi todo preparado pelos estudantes e foi um sucesso. Após o evento aconteceu uma reunião para avaliação do projeto, e foi nesse feedback que nasceu dos estudantes a ideia de criar um grupo de voluntários para ajudar a escolar e até preparar os eventos, eles não sabiam, mas, estavam falando de um colegiado de alunos, denominado como grêmio estudantil.
A ideia foi levada a direção da nossa escola, e a gestora logo que depressa aprovou a ideia, sob a orientação dos professores de humanas, iniciaram os trabalhos, para implantação do grêmio em nossa escola.
Todos os estudantes receberam formação adequada, sobre a importância do protagonismo juvenil, o que é um grêmio e qual sua importância em uma escola e sobre a história dos movimentos estudantis em nosso país.
Foi escolhido pelos professores de humanas 5 estudantes que formaram a comissão eleitoral, publicaram a regras, foi marcado o dia da assembléia, onde foi divulgado a todos o Estatuto e este foi aprovado, dando inicio no dia seguinte, as inscrições das chapas, conforme o as regras acordadas em assembléia, os cargos para compor as chapas foram de presidente, secretário-Geral, tesoureiro-Geral, diretor Social, diretor de Imprensa, diretor de Esportes, Diretor de Cultura e ações socias, diretor de relações acadêmicas e diretor e saúde e meio ambiente, cada diretoria teve o seu suplente.
Duas chapas se inscreveram e depois de 15 dias de campanha aconteceu a eleição. Nossa escola funciona nos 3 periodos e como orienta o Estatuto, todos os alunos de modo democrático escolheram a chapa vencedora. Todo o processo levou mais de 30 dias e nossos estudantes viveram nesses dias o verdadeiro espírito democrático. Uma semana depois da comissão anunciar o vencedor acontece a posse da chapa vencedora, que no dia seguinte começou seus trabalhos, se reunindo com diretores e supervisores, para organização dos planos que nutriam.
Hoje passados 4 meses de todo essa agitação democrática, nossa escola apenas ganhou, o grêmio Movimento Democrático Estudantil, é participativo e tem total apoio da gestão escolar, a partir do ano que vem, todas as palestras, eventos esportivos, culturais... serão de responsabilidade deles, nosso colégio acredita no protagonismo e essa crença nos trouxe conquistas, únicas e inéditas.
O papel do grêmio na escola é esse, atuar com responsabilidade e compromisso para defender os interesses de todos os estudantes sem qualquer distinção de raça, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, firmando uma parceria democrática com a equipe gestora, coordenadores, professores e funcionários. Todos juntos na construção de soluções para os problemas da escola, contribuindo para formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores destes valores. Quanto mais estimulamos a colaboração dentro da escola e da comunidade, mais estamos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.
Comentarios